Bem-vindo ao
MEF LEARNING

Franquias e ensino de idiomas

 

#NOSSA HISTÓRIA

Image
O ano era 2003 e uma simples missão de preparar, em poucas horas, algumas amigas para uma prova de proficiência em língua inglesa junto a uma universidade, pôs a professora Emília Maria Fantinel diante de um dilema para o qual ela precisava encontrar uma resposta rápida. “Tive a ideia de reunir em um material todas as diferenças e semelhanças entre as línguas inglesa e portuguesa”, conta ela. “As alunas usaram a transferência para aprender inglês rapidamente.” Assim, ela criou uma nova abordagem para o ensino de idiomas: a comparação de línguas e, na sequência, método e material para ensinar idiomas usando essa abordagem exclusiva na rede MEF.
 
Após anos de trabalho desenvolvendo e testando o material com seus próprios alunos, a professora Emília, que desde 1988 atuava como professora de idiomas em escolas regulares e cursos de idiomas, abriu sua primeira escola de aulas particulares em 2012.
 
No ano de 2013, ela começou a disponibilizar seu material para outros professores, dentre eles, a professora Mariângela Alberti, que trabalhou por anos com o MEF na cidade de Erechim e depois em Porto Alegre e conta que uma das principais vantagens é que tudo pode ser flexibilizado conforme o desejo do aluno. “Eu sempre tive ressalvas em relação aos métodos tradicionais disponíveis no mercado, pois são ‘engessados’ e neles os alunos precisam seguir obrigatoriamente uma mesma sequência, adaptando-se a uma turma que nem sempre tem o mesmo nível de conhecimento e disponibilidade de horários”, conta ela.
 
Nos anos seguintes, a MEF se expandiu para outras cidades do Rio Grande do Sul e estados vizinhos e, em 2019, virou franqueadora.
 
Hoje possui franquias em Erechim, Barão de Cotegipe, Jacutinga, Parobé, São Paulo, entre outras cidades, por meio de professores que trabalham no formato home based ou investidores que apostaram em coworking ou escola MEF.
 
A professora Juceliane Faciolli, que trabalha com a nova abordagem desde o início da Escola MEF Learning em Erechim e que agora é dona de sua própria escola MEF , afirma que "o método MEF não é apenas eficaz, mas também é divertido, porque envolve atividades interativas, que permitem que os alunos usem o idioma aprendido nas diversas situações em viagens pelo mundo”.
 
A abordagem de comparação de línguas MEF já conta com adaptações para inglês, espanhol, francês, italiano e português para estrangeiros, sendo que os matérias de inglês, espanhol e português para estrangeiros vêm sendo usados pelos alunos da rede desde 2017 e os materiais de francês e italiano já estão em fase de desenvolvimento. Essa abordagem é utilizada para o ensino de adolescentes e adultos apenas, porque é necessário ter um certo domínio da língua materna para fazer a comparação e a transferência do que já sabe em uma língua para a outra.
 
A abordagem utilizada para o ensino de crianças também foi desenvolvida pela professora Emília a partir de 2020 e é inovadora, pois está baseada no desenvolvimento cognitivo das crianças e suas habilidades em cada fase da infância. O material também é único, pois utiliza personagens brasileiros para ensinar os diferentes idiomas. As versões da cada livro para cada ano já estão sendo utilizadas para o ensino de inglês, espanhol, italiano, francês e português para estrangeiros para crianças dos 3 aos 11 anos.
 
Diante de um futuro tão desafiador do ponto de vista da tecnologia e seus avanços, a MEF se orgulha de já ter nascido virtual, com seus materiais nas versões física e online, o que permite ao professor trabalhar de onde quiser, reduzindo seu estresse, tempo e custo de deslocamento e ao aluno, estudar de onde quiser, democratizando o acesso ao ensino de idiomas e primando pela qualidade de vida de sua comunidade escolar.